A descoberta conhecida, muito discutida e, em última análise, clichê de que “Hollywood secou tematicamente”, Gamelife não vai fazer isso de novo: não apenas o fato de que algo assim é mais brilhante que o sol, mas também o fato de que, frequentemente densamente, … acaba sendo bom.
De que maneira; Simplesmente força o magnata do show – depois de várias reuniões com especialistas em marketing, é claro – a voltar sua atenção para outras fontes, que antes consideravam pouco sérias, marginais, politicamente incorretas e muitas outras não exatamente positivas. Quando, no início de 1999, soube-se pela primeira vez que a Fox estava pensando em fazer um filme baseado nos X-Men, até mesmo os fãs dos heróis mutantes se entreolharam com espanto: com apenas um precedente significativo de quadrinhos Batman (e resultados de qualidade questionável) e com os X-Men muito menos convencionais, talvez fosse natural. No entanto, o filme provou ser um sucesso comercial (embora, objetivamente, não tenha sido o mais chocante que poderia ser feito sobre o assunto) e interessante o suficiente para justificar uma sequência com aspirações maiores – algo que não só os fãs, afinal a equipa de super-heróis, mas também uma parte do público em geral tornou-o compreensível, com a recepção calorosa reservada aos dois DVDs que mediou. A sequência, intitulada X2: X-Men United vai ao ar nos cinemas gregos a partir de amanhã, no entanto Gamelife teve a oportunidade de assisti-la em uma estreia de vanguarda no Village Center ontem,
A trama do novo filme continua basicamente do ponto em que o original foi concluído: o professor Xavier agora tem a “escola para jovens talentosos” em pleno andamento, onde mutantes de toda a América e do mundo vêm desde cedo para entender e cultivar seus pontos fortes. Magneto permanece preso em sua prisão de plástico, incapaz de exercer suas forças magnéticas para escapar – mas seu assistente, Mystique, permanece livre para ajudá-lo a escapar. Os conhecidos super-heróis da equipe X-Men tentam levar uma vida “normal” – de uma forma bastante, inevitavelmente, não muito eficaz – quando o problema que assola o gênero de mutantes em geral, ou seja, a fobia e o ódio das pessoas Em direção a eles, vem à tona em uma série de eventos: com a tentativa de um mutante contra a vida do presidente dos Estados Unidos começa uma reação em cadeia que vai confrontar os X-Men, paradoxalmente não com Magneto, mas com uma ameaça dirigida contra os mutantes inicialmente e para a humanidade depois. Durante essa polêmica, é claro, o público aprenderá mais sobre as origens de Wolverine, conhecerá Nightcrawler e Iceman, mas também se preparará para a integração total de Pyro e Colossus no panteão dos filmes X-Men e X-Men. Seus oponentes, na inevitável terceira parte (para a cena final e a implicação de Phoenix, teremos que esperar um pouco para ver se estaremos certos …). com a tentativa de um mutante contra a vida do Presidente dos EUA começa uma reação em cadeia que irá confrontar os X-Men, paradoxalmente não com Magneto, mas com uma ameaça dirigida primeiro contra os mutantes e depois a humanidade. Durante essa polêmica, é claro, o público aprenderá mais sobre as origens de Wolverine, conhecerá Nightcrawler e Iceman, mas também se preparará para a integração total de Pyro e Colossus no panteão dos filmes X-Men e X-Men. Seus oponentes, na inevitável terceira parte (para a cena final e a implicação de Phoenix, teremos que esperar um pouco para ver se estaremos certos …). com a tentativa de um mutante contra a vida do Presidente dos EUA começa uma reação em cadeia que irá confrontar os X-Men, paradoxalmente não com Magneto, mas com uma ameaça dirigida primeiro contra os mutantes e depois a humanidade. Durante essa polêmica, é claro, o público aprenderá mais sobre as origens de Wolverine, conhecerá Nightcrawler e Iceman, mas também se preparará para a integração total de Pyro e Colossus no panteão dos filmes X-Men e X-Men. Seus oponentes, na inevitável terceira parte (para a cena final e a implicação de Phoenix, teremos que esperar um pouco para ver se estaremos certos …). mas com uma ameaça dirigida primeiro contra os mutantes e depois contra a humanidade. Durante essa polêmica, é claro, o público aprenderá mais sobre as origens de Wolverine, conhecerá Nightcrawler e Iceman, mas também se preparará para a integração total de Pyro e Colossus no panteão dos filmes X-Men e X-Men. Seus oponentes, na inevitável terceira parte (para a cena final e a implicação de Phoenix, teremos que esperar um pouco para ver se estaremos certos …). mas com uma ameaça dirigida primeiro contra os mutantes e depois contra a humanidade. Durante esse confronto, é claro, o público aprenderá mais sobre as origens de Wolverine, conhecerá Nightcrawler e Iceman, mas também se preparará para a integração total de Pyro e Colossus no panteão dos filmes X-Men e X-Men. Seus oponentes, na inevitável terceira parte (para a cena final e a implicação de Phoenix, teremos que esperar um pouco para ver se estaremos certos …).
Tendo assistido várias vezes ao filme original de Bryan Singer, o Gamelife logo no início da sua apresentação deve sublinhar o facto de, desta vez, o realizador ter procurado e conseguido corrigir o seu principal problema: a sequência tem mais “nervos”, ritmos mais intensos, mais emocionantes sequências, geralmente mais “sabor” de quadrinhos do que o original, que, tendo enfatizado mais a psicologia dos personagens e a questão dos mutantes, havia “deixado de lado” a ação. Com a identidade dos personagens mais importantes agora dada e a questão dos mutantes e toda a predisposição negativa contra eles sendo colocada bem no início do filme, Singer focou no confronto dos X-Men com o “mal-original” e – para o deleite dos fãs de quadrinhos – ele fez isso com uma abordagem muito mais direta, que ocasionalmente não deixa de criar o suspense e a atmosfera necessários neste tipo de aventura de fantasia. Os novos X-Men podem não ganhar … Oscar por dirigir em termos do quadro geral que apresenta, mas muitas das cenas de ação, até mesmo alguns dos diálogos, são “montadas” muito bem e não decepcionam. A “coreografia” do combate corpo a corpo (que não é poucos) é de alta qualidade, a cenografia das locações – reconhecidamente não muito variadas – tem o sentido futurista de se esperar, enquanto os efeitos especiais (que de um filme de fantasia não poderia faltar, é claro) são muito bons, tanto em termos de qualidade quanto na forma como foram incorporados ao material “tradicional” do filme. A conhecida transformação é impressionante,
Os problemas de X-Men United estão, infelizmente, localizados na área onde muitas das aventuras modernas que se baseiam mais na imagem e menos no case parecem sofrer. Em particular, existem problemas de coerência do script, ritmo, homogeneidade e, em última instância, fluxo. Freqüentemente, os novos X-Men parecem mais com cenas lançadas maliciosamente … que foram “costuradas” em um conjunto que nunca cria no espectador o desejo real de descobrir o que vai acontecer a seguir. O roteiro geral em várias fases parece ter sido escrito … após a filmagem das cenas que incorpora, pois não oferece uma sequência clara entre elas, não cria uma relação de causa e efeito grosseira entre os eventos, muitas vezes não entende os motivos dos protagonistas (Consequentemente, não cria qualquer ânimo por parte do espectador para simpatizar – por mais que essa ansiedade exista, ela surge como uma escalada de uma cena específica e não como resultado de fermentações mais gerais, como acontece em filmes de verdadeiras obras-primas) e é geralmente não é regido por um ritmo interno que prenda o espectador. Além disso, muitas cenas duram muito mais do que deveriam no contexto geral do filme, marginalizando outras, talvez mais importantes, enquanto todo o fluxo sofre de “lacunas”, no sentido de que estrutura as transições para rostos e cenas com tais. forma, que o espectador às vezes acha difícil “manter a ordem” onde e quando o que aconteceu, por quem e por quê. Apesar de o roteiro permanecer, em sua essência, simplista … vem como uma escalada de uma cena particular e não como resultado de fermentações mais gerais, como acontece em filmes de verdadeiras obras-primas) e geralmente não é governada por um ritmo interno que é fascinante para o espectador. Além disso, muitas cenas duram muito mais do que deveriam no contexto geral do filme, marginalizando outras, talvez mais importantes, enquanto todo o fluxo sofre de “lacunas”, no sentido de que estrutura as transições para rostos e cenas com tais. forma, que o espectador às vezes acha difícil “manter a ordem” onde e quando o que aconteceu, por quem e por quê. Apesar de o roteiro permanecer, em sua essência, simplista … vem como uma escalada de uma cena particular e não como resultado de fermentações mais gerais, como acontece em filmes de verdadeiras obras-primas) e geralmente não é governada por um ritmo interno que é fascinante para o espectador. Além disso, muitas cenas duram muito mais do que deveriam no contexto geral do filme, marginalizando outras, talvez mais importantes, enquanto todo o fluxo sofre de “lacunas”, no sentido de que estrutura as transições para rostos e cenas com tais. forma, que o espectador às vezes acha difícil “manter a ordem” onde e quando o que aconteceu, por quem e por quê. Apesar de o roteiro permanecer, em sua essência, simplista … como em verdadeiras obras-primas) e geralmente não é regido por um ritmo interno que atrai o espectador. Além disso, muitas cenas duram muito mais do que deveriam no contexto geral do filme, marginalizando outras, talvez mais importantes, enquanto todo o fluxo sofre de “lacunas”, no sentido de que estrutura as transições para rostos e cenas com tais forma, que o espectador às vezes acha difícil “manter a ordem” onde e quando o que aconteceu, por quem e por quê. Apesar de o roteiro permanecer, em sua essência, simplista … como em filmes de verdadeiras obras-primas) e geralmente não é regido por um ritmo interno que atrai o espectador. Além disso, muitas cenas duram muito mais do que deveriam no contexto geral do filme, marginalizando outras, talvez mais importantes, enquanto todo o fluxo sofre de “lacunas”, no sentido de que estrutura as transições para rostos e cenas com tais. forma, que o espectador às vezes acha difícil “manter a ordem” onde e quando o que aconteceu, por quem e por quê. Apesar de o roteiro permanecer, em sua essência, simplista … no sentido de que estrutura as transições em rostos e cenas de tal forma que o espectador às vezes acha difícil “manter em ordem” onde e quando o que aconteceu, por quem e por quê. Apesar de o roteiro permanecer, em sua essência, simplista … no sentido de que estrutura as transições em rostos e cenas de tal forma que o espectador às vezes acha difícil “manter em ordem” onde e quando o que aconteceu, por quem e por quê. Apesar de o roteiro permanecer, em sua essência, simplista …
A verdade, porém, é que o público que, em grande parte, virá aos cinemas para assistir X-Men United, por um lado, conhece a lógica do “videoclipe” e a abordagem do cinema moderno, por outro. por outro lado, tende a se concentrar na impressão fragmentária em vez de buscar uma imagem de supervisão de cada filme. Diante disso, a nova criação de Singer não decepcionará quem vier de qualquer maneira com uma disposição positiva para assisti-la. Com o Homem-Aranha, o Demolidor e o Hulk ainda se dirigindo essencialmente ao mesmo público, seria de se esperar que a sequência do filme que realmente chama a atenção de Hollywood no mundo dos quadrinhos tivesse algo mais para mostrar, algumas direções mais originais para encontrar. Como está, tem muitos dos … ingredientes geralmente aceitos para o sucesso, é bem cuidado e, em alguns aspectos, de qualidade, mas não consegue se destacar de seus pares e de outros filmes “não são ruins, mas não são bons”. E, para uma produção multimilionária, talvez seja o pior: mover-se entre a mediocridade, a indiferença e a simples condescendência, em vez de obter críticas elogiosas, apreciação do público e aclamação da crítica (duas coisas, obviamente, muito diferentes). Gamelife está genuinamente cansado de assistir a filmes “nada mal, mas nada bom” e esperava que o X-Men United fosse capaz de romper com esse nível. Infelizmente, ele não teve sucesso. mas também não são bons “filmes. E, para uma produção multimilionária, talvez seja o pior: transitar entre a mediocridade, a indiferença e a simples condescendência, em vez de ganhar os comentários lisonjeiros, o apreço do público e os aplausos da crítica (dois, obviamente, muito coisas diferentes). Gamelife está genuinamente cansado de assistir a filmes “nada mal, mas nada bom” e esperava que o X-Men United fosse capaz de romper com esse nível. Infelizmente, ele não teve sucesso. mas também não são bons “filmes. E, para uma produção multimilionária, talvez seja o pior: mover-se entre a mediocridade, a indiferença e a simples condescendência, em vez de obter críticas elogiosas, apreciação pública e aclamação da crítica (duas coisas, obviamente, muito diferentes). Gamelife está genuinamente cansado de assistir a filmes “nada mal, mas nada bom” e esperava que o X-Men United fosse capaz de romper com esse nível. Infelizmente, ele não teve sucesso. coisas muito diferentes). Gamelife está genuinamente cansado de assistir a filmes “nada mal, mas nada bom” e esperava que o X-Men United fosse capaz de romper com esse nível. Infelizmente, ele não teve sucesso. coisas muito diferentes). Gamelife está genuinamente cansado de assistir a filmes “nada mal, mas nada bom” e esperava que o X-Men United fosse capaz de romper com esse nível. Infelizmente, ele não teve sucesso.
Surpreendentemente, embora a direção não ajude muito com a sensação geral do filme, as interpretações de quase todos os personagens principais são boas a muito boas. Os … “velhos”, nomeadamente Patrick Stewart e Ian McKellen nos papéis do Professor Xavier e Magneto, respectivamente, são obviamente excelentes – mesmo que pareça que eles não … “dão tudo de si” nas suas interpretações – enquanto Hugh Jackman agora realmente “vestiu” o papel de Wolverine em toda a sua dimensão violenta, enigmática e até endoscópica. Famke Janssen obviamente fez grandes avanços desde seus dias … Xenia Onatopp em O Olho de Ouro de James Bond e seu papel sensível e muitas vezes intrincado como Jean Grey se encaixa muito bem nela. Halle Berry também é muito boa em interpretar Storm, embora Gamelife tenha a sensação de que, desde o Oscar, talvez seu nível seja mais alto do que o necessário para uma aventura de ficção científica desse tipo. Decepcionante é James Marsden em seu papel, reconhecidamente curto, como Ciclope, enquanto exatamente pela mesma razão Anna Paquin, no papel de Vampira, não teve a oportunidade de mostrar seu talento como no primeiro filme. Brian Cox basicamente indiferente, unidimensional e não muito convincente, no papel de “chefe do mal”, misterioso general Stryker, enquanto Kelly Hu, sua assistente, realmente “brilha” apenas em seu conflito com Wolverine e em nenhum outro lugar. O show, segundo Gamelife, é roubado desta vez pelos … “horrores” do filme: Alan Cumming é muito experiente e encarna o Nightcrawler com uma convicção sem precedentes e uma paixão invisível que surpreende, enquanto Rebecca Romijin-Stamos as Mystique tem toda a frieza, o sentimento de desprendimento e a dimensão diabólica que a respectiva personagem dos quadrinhos sempre teve. A maquiagem ajuda muito, é claro, mas toda a sua presença de palco, movimentos e estilo arrogante atestam uma compreensão real do papel, não importa o quão “superficial” pareça à primeira vista.
A trilha sonora do filme é outra área em que o novo X-Men não vacila, mas não se destaca em nada. Seu compositor, John Ottman, tem uma ampla gama de filmes em seu crédito, mas nenhum deles é de primeira – com exceção de The Usual Suspects, onde trabalhou com Singer – e essa sensação de “meia-medida” infelizmente é refletido no filme também. Faixas “pesadas” em que não há razão particular para “chantagear” a emoção correspondente, composições “baixas” que não se destacam de centenas de outras abordagens semelhantes, basicamente “gerais”, que poderiam ser usadas inalteradas em outros filmes sem realmente perceber a diferença. O som como um todo é cuidado, tanto em termos da fidelidade dos efeitos quanto da performance dos diálogos dos atores,
De certa forma, pode ser injusto concluir uma resenha de X-Men United com comentários amargos porque – quando tudo foi dito – por um lado, ele claramente tenta ser honesto e fiel ao material original da história em quadrinhos, por outro Por outro lado, é significativamente melhor do que o filme original e provavelmente tem direito a um tratamento mais brando. Provavelmente. Pode ser. Gamelife, no entanto, saiu da sala com a sensação familiar de “apenas mais um filme decente e nada mais”. Vamos vê-la no cinema novamente? Não, uma exibição foi o suficiente. Vamos comprar o DVD? Sim, porque temos ótimas lembranças dos X-Men em geral e o filme não ofende a inteligência dos fãs. Mas vamos esperar pela segunda sequência com … sem fôlego? Provavelmente não. Continuaremos ansiosos por outras metáforas de quadrinhos e esperamos que elas passem para o nível basicamente satisfatório de Homem-Aranha ou o muito melhor Demolidor. Esperando pelo Hulk, então …
Site: O site oficial grego da Odeon para X2
Título: X2: X-Men United
Produção: 20th Century Fox
Disponível: Odeon
Diretor: Bryan Singer
Elenco: Patrick Stewart, Ian McKellen, Hugh Jackman, Halle Berry, Brian Cox, Famke Jannsen, Alan Cumming, Rebecca Romijin-Stamos
Duração: 124 minutos