Novelas, séries americanas e séries coreanas: são diferentes e eu vou te contar porquê!
Sim, percebemos os Doramas diferentes. Diferentes do que eram novelas para nós. Crescemos acostumados à acompanhar por meses e meses as telenovelas brasileiras. Elas sempre fizeram parte do nosso cotidiano.
Quando começaram a se popularizar as séries americanas, também já estávamos acostumados ao estilo Hollywoodiano dos filmes, então as series pareciam ser um filme estendido, e de fácil acesso nas plataformas de streaming.
Começamos a ter mais acesso à produções de outras nacionalidades, mas uma, em especial, tem chamado a atenção e criando legiões de fãs: Um pequeno país chamado Coreia. Mas qual a diferença entre elas?
O que crescemos vendo no Brasil ‘telenovelas’ são produções feitas (escritas ou adaptadas) para a televisão e apresentadas sob a forma de capítulos diários.
Nisso, a Rede Globo tornou-se mestre em meados dos anos 70. Eles observaram que, para o público da época a duração ideal era entre 150 e 180 episódios, de 40/45 minutos, exibidos durante cerca de 6 meses.
Já as séries americanas de televisão, muito populares mundo afora, seriam as mais parecidas com os Doramas em alguns aspectos. Porém, os seriados americanos também possuem particularidades próprias.
São quebrados em “temporadas” (referente às estações, geralmente vão ao ar sempre na mesma estação do ano). Essas séries têm entre 7 e 26 episódios, e podem ser renovadas ou não de acordo com a o sucesso da temporada anterior.
Já percebemos os Doramas diferentes pois o episódio final já está definido, ou seja, Quando a série chega ao fim, não são deixadas pontas soltas para que exista a possibilidade de uma 2° temporada.
Assim eles conseguem garantir a participação de grandes atores e astros da cultura K-POP. O elenco de celebridades é anunciado com antecedência, causando agitação e expectativa nos fãs. Uma inteligente estratégia publicitária!
O caráter finito do K-Drama é um dos seus principais atrativos entre os internautas ocidentais que preferem não ter que esperar um ano inteiro para poder ver a próxima temporada, como acontece com as séries americanas.
São histórias com começo, meio e fim, que possuem um andamento bem distribuído. Não ficamos nos sentindo amarrados à uma próxima temporada. A História acaba e ficamos livres para assistir à novos Doramas diferentes.
O perigo, todos os dorameiros irão concordar, é a qualidade viciante dos Doramas. Ela aguça a sua curiosidade sobre essas novelas asiáticas. É difícil explicar o quanto essas minisséries nos conquistam e nos prendem.