Nada mais justo que uma recente viciada responder Por que viciamos em Doramas, não é?!
Eu comecei a assistir pois, no Facebook , ao participar de uma página de dicas e recomendações de filmes e séries da Netflix era literalmente todos os dias eu ver postagens e mais postagens falando das tais séries deste país que, sinceramente, nunca havia sequer notado. Do universo oriental Japão, China e Tailândia já haviam me alcançado culturalmente em algum grau, mas foi através de suas séries que este paizinho me impactou.
Então, para responder esta pergunta de “Porquê Viciamos em Doramas Coreanos” separei alguns itens que para mim fazem todo o sentido.
As Histórias contadas são ótimas.
Histórias fáceis de entender, mas com tramas que vão aprofundando a narrativa no decorrer dos capítulos.
Tudo parece simples de início, mas as histórias começam a se fundir e criar enredos criativos que te levam a querer emendar um episódio no outro sem parar.
Mesmo sendo produções, muitas vezes, voltadas para o publico interno, o fato de na história coreana colonialista, a mesma ter sido dominada por diversos países em algum momento, conseguimos observar que estas influências externas geraram uma indústria cinematográfica de respeito e com grande aceitação nos mais diversos países, a exemplo do Brasil foi o 3º país do mundo em consumo de Dramas asiáticos, segundo a pesquisa do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, realizada pela Fundação Coreana para Intercâmbio Cultural Internacional de 2021.
Os personagens.
Personagens que, a uma primeira olhada, somos levados a crer serem rasos e sem muito a explorar, revelam-se profundos e enigmáticos.
Mesmo as mais bobinhas histórias onde se aplica o clichê da menina simples, atrapalhada e mal nascida se apaixona pelo CEO de uma multinacional, herdeiro de fortuna, sempre arrogante e distante, mesmo nestas receitinhas de bolo básicas este povo que faz reverência e fala gritando acaba por surpreender com a construção de personagens com as mais diversas camadas, e cada uma delas se revelando aos poucos diante dos seus olhos. E por falar em olhos…
Os olhos.
Mais especificamente os olhares, a forma como estes atores maravilhosos passam tanto de sua fala, emoção, sentimento através do olhar.
Não raro durante uma cena tudo para, nada é dito verbalmente, mas a musica, a luz, as folhas caindo e principalmente os olhos! Estes sendo colocados em primeiro plano , dizendo muito, sem pronunciar nenhuma palavra. Haaaaa…. Estes atores e atrizes não precisam de de pálpebras duplas para emocionar o público. Eles aprenderam a passar sua alma e emoção simplesmente pelo olhar. Este certamente é um dos motivos pelo qual viciamos em Doramas.
A imersão cultural.
Assistir às séries coreanas é conhecer um pouco mais desta cultura que, apesar de possuir um presente recente globalizado e cosmopolita, possui um passado histórico encantador em seus costumes.
A Coreia é muito rica culturalmente com sua história tão rica em tradições, costumes, culinária, língua, musica, religião e lendas. Todas tão diferentes das que costumamos observar e vivenciar que é impossível não nos encantarmos com, por exemplo, o respeito à hierarquia familiar e o respeito aos mais velhos.
Eu adoro este choque cultural. talvez por isso goste especialmente dos Doramas de época, onde o vestuário colorido, a forma de comportamento interpessoal dos personagens, o gestual e linguajar cerimonioso e honra e lealdade como norte das ações dos personagens, reflita um tanto do comportamento do coreano moderno.
Pode parecer pretensão desta blogueira realizar um estudo antropológico coreano ao assistir meus doraminhas, mas como havia mencionado no início de “Por que viciamos em Doramas Coreanos?”, não conhecia nada desta cultura tão linda, rica e encantadora até ela ganhar meu coração.
Os núcleos cômicos.
Cenas constrangedoras, personagens atrapalhados, muitos micos e caretas são parte integrante do mundo dos Doramas. E estes Coreanos sabem fazer rir como ninguém!
Normalmente uma série gira em torno de pouquíssimos personagens. Um herói, um pretenso casal, um trio de amigos. Mas aí aparecem alguns personagens de apoio que roubam a cena!. São familiares, amigos ou colegas de trabalho que , como coadjuvantes, conseguem dar um show à parte, conferindo leveza à histórias muitas vezes dolorosas e complexas. Sem eles nossas novelinhas não teriam, certamente, tanto esplendor. Viu, mais um fato fofo que viciamos em Doramas.
Amor inocente.
O amor idealizado, platônico e a paqueras recatadas são quase uma regra.
Principalmente nas séries de temática romântica, surpreende e encanta muito os romances tímidos.
Tudo fica muito nas entrelinhas, muito diferente das produções ocidentais, em que rola pegação forte logo de cara. Para o casal se beijar demora um tempão e vocês conseguem sentir o desconforto nítido ao mínimo contato físico. Porém, quando finalmente acontece é tão fofo que é difícil não dar uma quebradinha no pescoço.
A beleza dos atores.
Homens e mulheres lindos desfilando na sua tela… Preciso dizer mais?
A escolha do elenco é criteriosa na intenção de arrancar suspiros dos telespectadores. Rostos perfeitos, corpos esbeltos sem mostrar muito (recato, lembra?) são quase uma regra. Mesmo o biótipo coreano sendo um pouco exótico para nós, é inegável que ficamos boquiabertos com o quanto eles são belos. É comum a escolha de ídolos da cena Pop musical, os chamados “Idols” serem escolhidos para estrelar as produções. Tudo para deixar ainda mais encantadoras as histórias contadas nas séries. Viciamos em Doramas e nos coreanos!
E então, respondi por que viciamos em Doramas Coreanos com tanta facilidade?
O fato é que cada um tem seus motivos, e talvez você não concorde comigo, mas para entender melhor a minha paixão leia também o post sobre as Principais diferenças entre Doramas coreanos e outras séries clicando aqui.
Beijos, beijos!