Assim como acontece com alguns alimentos que ou se ama ou se odeia, alguns Doramas podem causar paixão ou ódio. O difícil é ficar imparcial, por isso os Doramas irritam algumas pessoas.
Doramas, como chamamos as séries as séries asiáticas e mais especificamente as tão assistidas séries Coreanas, são um fenômeno de audiência em diversos países. Sendo assim, fica difícil não ser impactado por este tipo de entretenimento.
O fato da cultura oriental ser tão exótica pode nos causar encanto, mas também estranheza. São as diferenças culturais que mais chocam e isto fica claro nas séries.
Amar ou não doramas?

Por que os Doramas irritam algumas pessoas?
Comer “miojo” fazendo barulho.
Eles adoram comer Lamen, não importa a situação, e o fazem de forma bastante ruidosa.
Comer é uma constante em Doramas, eles sempre aparecem em cenas comendo, mas quando o prato é o Lamen, eles consomem normalmente chupando o macarrão e enchendo muito a boca, gerando mastigadas engraçadas.
Em alguns casos, ainda falam de boca cheia. É uma questão cultural, mas ficamos nos perguntando, para quê tanto estardalhaço para comer?
Os encontros às cegas.
Sempre presentes, os encontros às cegas rendem ótimas histórias, mas causam estranheza.
É outra questão cultural. Casar e casar cedo parece uma questão importantíssima para os orientais. Muito comum os pais imporem encontros às cegas aos filhos solteiros e assistimos certos de ser por isso que Doramas irritam algumas pessoas.
As bebedeiras.
Eles bebem e muito. Muito comum é vermos as pessoas terem que ser carregadas para casa depois de um Happy Hour.
Se a ficção imita a realidade, então podemos pensar que o povo coreano tem um forte hábito relacionado ao exagero de álcool. Preocupante inclusive.
Vemos cenas de amnésia alcoólica e pessoas perdendo a consciência regularmente nestas séries.
Os bate-bocas!
Principalmente na família, falam gritando e parecem estar sempre se xingando.
Doramas irritam algumas pessoas pois estes coreanos são mesmo muito extremos. Em alguns casos são muito educados, polidos, se tratam com formalidade e muitas reverências.
Em outros, falam gritando, usando desdém e cospem no chão, principalmente em discussões familiares.
Os “clichês”.
O cara rico, bem nascido, educado, elegante e arrogante que se apaixona pela pobretona bonita e atrapalhada que conquista seu coração de gelo.
Acabei de descrever pelo menos 80% dos doramas. Com algumas variações, mas o homem normalmente é descrito como o dominante, o CEO de empresa, o soldado de elite, enquanto a mulher é mostrada como cheia de defeitos, mas com uma doçura e pureza que demonstra esta faceta irritante dos Doramas, o Clichê.
Uma eternidade pra rolar um beijo.
O casal se olha, se olha, pega na mão, se abraça, se declara mas não se beija.
Pra nós parece uma eternidade, eles adiam o beijo do casal até o telespectador não aguentar mais. E muitas vezes o beijo é envolto em uma atmosfera de timidez que chega ao surreal.
O beijo é um encontro de lábios de olho aberto, braços esticados, como se não devesse estar acontecendo. Claro, estou exagerando pois nisso há todo um contexto cultural, mas essa é uma das razões que os Doramas irritam algumas pessoas. Cenas mais quentes então, são bastante raras.
Falta de banho?
E bem normal, em Doramas os personagens trabalharem o dia todo e chegarem em casa e ir dormir, até com a mesma roupa.
É comum vermos personagens femininos somente lavar os cabelos. Talvez por fazer muito frio na Coreia?
O fato é que não aparecem muitas cenas relacionadas à higiene pessoal, mas é comum, em contrapartida a preocupação com a pele do rosto onde personagens masculinos e femininos aparecem fazendo uso de máscaras de beleza.
Alguns retratam a protagonista como lerda!
Já beijou, abraçou, apresentou para os amigos, mas ela continua sem se dar conta que o mocinho gosta dela.
É muito comum a mocinha dos Doramas demorar mil anos para se convencer que determinado menino gosta dela, mesmo com mil diretas e indiretas.
Talvez eles, os asiáticos, achem fofo a mulher ser retratada desta forma, mas para nós e extremamente irritante. Não é de espantar que Doramas irritam algumas pessoas.
A pessoa trava e fica muda.
Na trama acontece um grande mal entendido onde o personagem é mal interpretado e ao invés de se explicar ele trava.
Pressão do momento, extremo sofrimento, dificuldade de assimilar o contexto da situação.
O personagem poderia se explicar com diversos argumentos, mas o fato é que nos irritamos com a inércia dos personagens que aceitam os mal entendidos sem se defender. Este é um dos motivos de por que os Doramas irritam algumas pessoas.
Isso tudo faz com que os Doramas sejam ruins?
Claro que não! Mesmo com o fato de que os Doramas irritam algumas pessoas, eles ainda possuem tanta beleza e qualidade em seus roteiros que estes fenômenos de audiência permanecerão em nossas vidas ainda por muito tempo.
Muitas destas séries, você pode encornar no Netflix
Leia também o meu post sobre as “Principais diferenças entre Doramas coreanos e outras séries”.

download
Daria pra comentar várias coisas sobre o quão errada é essa lista mas ficarei na mais importante. É uma grande mentira que nos doramas não temos banhos sendo mostrados. Eu diria até que a proporção de homens tomando banho em doramas é excessivamente alta, proporcional a quantidade de homens sem camisa que eles adoram mostrar em tela (aliás já pode adicionar isso à lista da diferença entre doramas e outras séries, a quantidade de homens semi-nus nas produções asiáticas….rs)
Olá Natalia, fico feliz e triste com teu comentário, feliz pois tenho a oportunidade de interagir contigo, pois compartilhamos interesses semelhantes, apesar de algumas opiniões diferentes, mas isso é normal, não temos as mesmas impressões mesmo gostando de K-Dramas, pois é bastante pessoal. Essas listas tem minhas impressões pessoais e certo que tem muita coisa errada, dependendo de quem as lê (apesar de estarem certas para mim). Quanto ao fato dos banhos, foi o que observei dentro da zona amostral que tive até aquele momento, mas todas as impressões estão em constante mudança quanto mais assisto meus draminhas. E sim, já reparei nos personagens sem camisa, mas nesse sentido, acho que se equiparam a séries americanas e às novelas Brasileiras (sou do tempo dos desfile de peitorais e abdomens nas novelas da sete, e o Marcos Pasquim acho que nem lembro dele vestindo uma camisa, kkkkk).