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Matrix: Reloaded

NERDdisse fará uma suposição apenas para sublinhar o significado de seu argumento: para todos os criadores de qualquer forma de arte contemporânea, deve ter chegado um momento em que eles se perguntaram se … eles realmente queriam que seu primeiro fosse um grande sucesso. Trabalho !

Matrix Reloaded (The Matrix Reloaded) - 2003, Trailer 1, Ing. - YouTube A razão; Para atender às expectativas do público e da crítica com sua seqüência inevitável ou geralmente próximo trabalho (seja um álbum, um filme, um videogame ou qualquer outra coisa), eles terão que exceder o que eles criaram originalmente em cada campo, mas não só na forma como os próprios criadores o percebem, mas também o público e os jornalistas! Na verdade, o chamado exagero, as expectativas injustificáveis ​​e infundadas do público em relação a um produto que está por vir, eles podem ser catastróficos se isso … não os cumprir – algo quase por definição muito, muito difícil. No caso de Matrix: Reloaded, isso infelizmente é verdade em dois níveis: em um nível, obviamente, Reloaded teve que atender às demandas de milhões de telespectadores em todo o mundo, sendo a sequência de um filme que derrubou dados cinematográficos em 1998 e introduziu uma nova abordagem ao cinema e ao uso de efeitos especiais. No segundo nível (talvez mais importante, que se percebe depois de assistir ao filme), obviamente o que o público realmente esperava e queria ver teve um grande impacto no próprio processo criativo do filme – algo que, ao que parece, não necessariamente resulta em um filme melhor no geral.

Sendo, como mencionado acima, parte de uma trilogia, Reloaded compartilha os fundamentos de seu caso com o original The Matrix: em algum ponto no futuro distante, máquinas inteligentes conquistaram o que restou do mundo após o holocausto nuclear quase ter eliminado. humanos como espécie e literalmente … “cultivam” para servir como uma forma de energia. Para manter essas “baterias” peculiares sob total controle, as máquinas criaram uma espécie de realidade virtual, a Matrix, na qual todas essas pessoas escravizadas “vivem” ignorando o que realmente está acontecendo com elas. Poucos escaparam desse destino trágico e estão lutando contra as máquinas – tanto no mundo real quanto na Matrix virtual – para libertá-las. Reloaded continua essencialmente a partir do final da Matrix original, onde a pessoa percebe que tem a capacidade extraordinária e única de influenciar os parâmetros desta realidade virtual e se compromete a guiar os revolucionários contra as máquinas. Neo, como o nome indica, descobre que a Matrix pode entrar em colapso – e com ela, a escravidão das máquinas – se ela atacar o sistema em seu “coração”, o mainframe central que controla o ambiente virtual. Mas também as células para reter as pessoas para seus próprios fins. Para acessá-lo, ele também deve encontrar uma pessoa especial, que tenha a capacidade de construir chaves para todas as “backdoors” secretas do sistema – e do mainframe:

Reloaded entende desde muito cedo suas intenções de manter o ritmo, o estilo visual e a atmosfera que fizeram de Matrix um grande sucesso comercial: a cena de abertura lembra muito a introdução agora clássica do original, enquanto a partir do momento o ” engrenagens “do caso são acionadas e o objetivo principal dos personagens é esclarecido (infelizmente, isso só acontece após os primeiros 30 minutos de exibição), uma cena de ação segue a outra com o mínimo – essencialmente – parênteses. E, em algum lugar lá, o espectador começa a perceber os primeiros problemas de Reloaded as a film, que a atormentam do primeiro trimestre até o fim, não deixando espaço para o cinema da obra-prima:

Gamelife pode imaginar os produtores da Warner tendo diante deles na sala de reuniões uma lista … relevante, observando com um tique se … eles se esqueceram de um ingrediente: efeitos impressionantes, tique. Cenas coreografadas de caratê, marca. História de amor adornada com sexo relacionado, carrapato. Doses de filosofia cibernética para uma sensação sofisticada, marque. Cenas de perseguição fascinantes, carrapato. Óculos bacanas, couro, armas (até … sai), carros e motocicletas, carrapato. A … lista continua, mas acreditamos que o sentido seja óbvio: Reloaded é o que se caracteriza no meio jornalístico como um “filme de marketing”, um filme que busca aproveitar elementos populares e de sucesso comercial, sem realmente cuidar para incorporar em um cenário correspondentemente atraente. O resultado é puramente … Americano por natureza:

Na conclusão acima, Gamelife não termina casualmente ou … “despreocupadamente”: é a própria estrutura, evolução e caráter de Reloaded que impõe essa visão. As cenas parecem ter sido “costuradas” juntas, sem que a edição seja capaz de manter uma sequência lógica ao longo do filme: muitas vezes o espectador não consegue evitar – como descobrimos “em primeira mão” daqueles que nos rodeiam, em ambas as projeções – a pouca confusão, pois em muitos casos não é compreendido o que está acontecendo devido a qual evento, quais personagens procuram o quê e por quais motivos, etc. Além disso, várias cenas são (a) muito longas para sua importância, ou (b) realmente … sem sentido incluir – o que justifica nossa impressão de que muitas das coisas que compõem o filme estão lá não porque pertenceram à visão de Wackowski desde o início, mas porque desempenham o papel de “pano de fundo” no qual encontram o necessário ” posição dos ingredientes. Diante disso, não é de se estranhar que o filme também apresente “arritmias”, picos de ação “traídos” por cenas “indiferentes” excessivamente longas (cuja função teoricamente deveria ser o melhor esboço dos personagens e do “elemento humano “, praticamente, porém, não leva o espectador a simpatizar com os heróis). É muito difícil colocar cenas perversas juntas em um fluxo suave,

Como se tudo isso não bastasse, enquanto o The Matrix original evitou em grande parte quase todos os clichês tolos, depreciativos e destrutivos que os criadores americanos tendem a incluir em filmes de ação para … satisfazer as massas, Reloaded não pagou esse esforço. Na verdade, o oposto. Em um filme que já foi caracterizado como um público maior de 18 anos, tivemos que, por exemplo, ter um … companheiro ridículo, um pouco mais sério que Jar Jar, para … nos aliviar da tensão …; Devemos ter discursos e sermões … estilo presidencial ou … obsessões sexuais sem função no roteiro? O mundo sombrio e hostil de Matrix não precisava de nada disso – mais um motivo para incomodar quem esperava que Reloaded permanecesse fiel ao seu antecessor.

Apesar de tudo isso, talvez porque … há um “equilíbrio natural” em todas as coisas – e em parte porque os americanos sabem muito bem o que estão fazendo com os produtos de Hollywood agora – às vezes é agradável assistir ao Reloaded. Oferece o tipo de diversão que poucos lamentam, mesmo que não os ocupe por mais de duas horas: é um dos filmes mais impressionantes que vimos nos últimos meses e, claro, sem as inegáveis ​​influências do cinema moderno que tinha o The Matrix original – quanto mais pensamos nisso, mais difícil nos parece de consegui-lo, de qualquer maneira – continua sendo um dos melhores em termos de uso de efeitos especiais. Com as cenas de batalha, Gamelife não esconde que não … jogou o chapéu para o alto: embora sempre excelentes em termos de coreografia, são um tanto exagerados, ostentosos porque não são realmente necessários e certamente não tão impressionantes como imaginavam no The Matrix original (especialmente as cenas de batalha com as armas que andam à beira do ridículo em alguns lugares ) No seu conjunto, porém, desempenham a função que lhes é atribuída no filme, portanto … sobre o apetite …! Onde nos curvamos é tanto na cena verdadeiramente incrível da perseguição na estrada, com Moss na motocicleta, quanto em duas cenas absolutamente geradas por CG com as conhecidas máquinas orgânicas – “Guardas”. Vários outros efeitos também valem a pena mencionar, como os assassinos gêmeos Matrix e os “voos” de Neo, e a maneira como esses efeitos foram direcionados – além de sua qualidade – costuma ser uma obra-prima. Exceção, em termos de qualidade, a famosa cena com … 100 Mister Smith, que só falha em combinar de forma convincente a filmagem real e os gráficos 3D (não, caro Wackowski, apenas acelerando os frames da animação em um movimento mal projetado, você não esconde o forma estranha deste movimento). Mentiras ruins, porém: a grande maioria das pessoas que vêm aos corredores para assistir Reloaded farão isso para ver como os irmãos Wackowski escolheram capturar sua visão na tela grande e provavelmente em termos de item específico, não ficará desapontada. Que pena que, objetivamente, este texto é uma crítica Gamelife do filme, não uma análise da Revista de Animação dos efeitos de Reloaded … que simplesmente falha em combinar sequências reais e gráficos 3D (não, caro Wackowski, simplesmente acelerando os quadros da animação em um movimento mal projetado, você não está escondendo o jeito estranho desse movimento). Mentiras ruins, porém: a grande maioria das pessoas que vêm aos corredores para assistir Reloaded farão isso para ver como os irmãos Wackowski escolheram capturar sua visão na tela grande e provavelmente em termos de item específico, não ficará desapontada. Que pena que, objetivamente, este texto é uma crítica Gamelife do filme, não uma análise da Revista de Animação dos efeitos de Reloaded … que simplesmente falha em combinar sequências reais e gráficos 3D (não, caro Wackowski, simplesmente acelerando os quadros da animação em um movimento mal projetado, você não está escondendo o jeito estranho desse movimento). Mentiras ruins, porém: a grande maioria das pessoas que vêm aos corredores para assistir Reloaded farão isso para ver como os irmãos Wackowski escolheram capturar sua visão na tela grande e provavelmente em termos de item específico, não ficará desapontada. Que pena que, objetivamente, este texto é uma crítica Gamelife do filme, não uma análise da Revista de Animação dos efeitos de Reloaded … simplesmente acelerando os quadros da animação em um movimento mal projetado, você não esconde a forma estranha desse movimento). Mentiras ruins, porém: a grande maioria das pessoas que vêm aos corredores para assistir Reloaded farão isso para ver como os irmãos Wackowski escolheram capturar sua visão na tela grande e provavelmente em termos de item específico, não ficará desapontada. Que pena que, objetivamente, este texto é uma crítica do filme da Gamelife, não uma análise dos efeitos Reloaded da revista Animation … simplesmente acelerando os quadros da animação em um movimento mal projetado, você não está escondendo a forma estranha desse movimento). Mentiras ruins, porém: a grande maioria das pessoas que vêm aos corredores para assistir Reloaded farão isso para ver como os irmãos Wackowski escolheram capturar sua visão na tela grande e provavelmente em termos de item específico, não ficará desapontada. Que pena que, objetivamente, este texto é uma crítica do filme da Gamelife, não uma análise dos efeitos Reloaded da revista Animation … eles farão isso para ver como os irmãos Wackowski escolheram capturar sua visão na tela grande e, com toda a probabilidade, não ficarão desapontados. Que pena que, objetivamente, este texto é uma crítica do filme da Gamelife, não uma análise dos efeitos Reloaded da revista Animation … eles farão isso para ver como os irmãos Wackowski escolheram capturar sua visão na tela grande e, com toda a probabilidade, não ficarão desapontados. Que pena que, objetivamente, este texto é uma crítica Gamelife do filme, não uma análise da Revista de Animação dos efeitos de Reloaded …

No mínimo, as atuações dos atores acompanham os efeitos especiais de uma forma bastante bem-sucedida e adequada, mesmo que a direção e a montagem não permitam ao espectador julgar cada personagem correspondente como um todo. Keanu Reeves, Laurence Fishburne e Carrie Ann Moss nos papéis principais são muito bons em alguns pontos, tendo realmente “vestido” Neo, Morpheus e Trinity respectivamente (no caso de Morpheus, a quem uma cena atribui até função de … patriarca, Fishburne é convincente – assim como Reeves e Moss na polêmica cena de amor). O resto dos atores coadjuvantes segue “de perto”, porém, em termos de qualidade das atuações – então pode-se facilmente dizer que, mesmo aceitando o fato de que os personagens são de fato “superficiais”, suas encarnações são tudo menos. Certamente haverá os cínicos que alegarão que os … efeitos especiais são os verdadeiros protagonistas de Reloaded e não os atores – e eles provavelmente estarão certos – mas isso não diminui de forma alguma o esforço ambicioso feito pelos participantes . Até Monica Bellucci (uma das poucas … fraquezas não reconhecidas de Gamelife), a quem foi dado um papel de 10 minutos que – objetivamente – não serve a nenhum propósito real além de provocar, pelo menos abordou sua personagem profissionalmente. Isso é algo… efeitos especiais são os verdadeiros protagonistas de Reloaded e não os atores – e eles provavelmente estarão certos – mas isso não diminui em nada o esforço ambicioso feito pelos participantes. Até Monica Bellucci (uma das poucas … fraquezas não reconhecidas de Gamelife), a quem foi dado um papel de 10 minutos que – objetivamente – não serve a nenhum propósito real além de provocar, pelo menos abordou sua personagem profissionalmente. Isso é algo… os efeitos especiais são os verdadeiros protagonistas de Reloaded e não os atores – e eles provavelmente estarão certos – mas isso não diminui em nada o esforço ambicioso feito pelos participantes. Até Monica Bellucci (uma das poucas … fraquezas não reconhecidas de Gamelife), a quem foi dado um papel de 10 minutos que – objetivamente – não tem outro propósito além de provocar, pelo menos abordou sua personagem profissionalmente. Isso é algo… pelo menos abordou sua personagem profissionalmente. Isso é algo… pelo menos abordou sua personagem profissionalmente. Isso é algo…

Os outros elementos técnicos de Reloaded não decepcionam tanto quanto os outros, mas não deixarão, em todo o caso, a sua marca na paisagem do cinema moderno. A função da foto é limitada no Reloaded, mas mesmo onde existe (por exemplo, dentro de Zion), é apenas comum. A música que acompanha a maioria das cenas – apesar de ser assinada por artistas como Paul Oakenfold, Fluke, Rage Against The Machine e Juno Reactor – também é impessoal e meramente funcional, nada mais. Os cenários e figurinos “falam”, acreditamos, por si próprios: 80% dos primeiros são gerados em CG e não particularmente impressionantes, enquanto os figurinos tentam ainda mais eloquentemente do que no Matrix original para convencer que óculos futuristas e roupas de couro são a … única maneira de parecer legal. Como em muitas outras coisas, também aqui o exagero incomoda …

No geral, afinal, Gamelife não consegue classificar Reloaded entre os filmes realmente bons de 2003: é um produto comercial que, apesar de seu enorme sucesso já (arrecadando até $ 150 milhões até agora, isto é, qual seu custo de produção – e lucros dos DVDs relevantes, direitos de videogame, mercadorias relevantes, etc. ainda não foram levados em consideração), ele simplesmente não oferece nada ao cinema moderno, sofre em áreas-chave e, em última análise, não consegue um sucesso digno de seu famoso antecessor. Em sua busca por satisfazer o público – principalmente americano – e fazer outro blockbuster, ao invés de criar um filme completo e de qualidade, Wackowski … exageraram com tudo o que se provou bem sucedido no The Matrix original (exagero nos efeitos, exagero nas cenas de luta, exagero na … ciberfilosofia, exagero em geral) e simplesmente “estragaram a receita”. Pena. Uma pena para os irmãos Wackowski, que convenceram a todos – inclusive a nós – de que eles tinham uma visão realmente interessante e empolgante de Matrix como um todo. Na prática, porém, eles falharam em implementá-lo com estilo e respeito por seus próprios esforços e, infelizmente, isso permanece como uma impressão final. O pequeno trailer de Revolutions, no entanto, parece seguir o mesmo caminho e – aparentemente – teremos outro caso de trilogia … 1/3: uma trilogia cujo primeiro filme, como O Poderoso Chefão e (quase certamente) o Senhor de os anéis, serão os melhores. É uma pena. exagero nas cenas de luta, exagero na … ciberfilosofia, exagero em geral) e apenas “estragou a receita”. Pena. Uma pena para os irmãos Wackowski, que convenceram a todos – inclusive a nós – de que eles tinham uma visão realmente interessante e empolgante de Matrix como um todo. Na prática, porém, eles falharam em implementá-lo com estilo e respeito por seus próprios esforços e, infelizmente, isso permanece como uma impressão final. O pequeno trailer de Revolutions, no entanto, parece seguir o mesmo caminho e – aparentemente – teremos outro caso de trilogia … 1/3: uma trilogia cujo primeiro filme, como O Poderoso Chefão e (quase certamente) o Senhor de os anéis, serão os melhores. É uma pena. exagero nas cenas de luta, exagero na … ciberfilosofia, exagero em geral) e apenas “estragou a receita”. Pena. Uma pena para os irmãos Wackowski, que convenceram a todos – inclusive a nós – de que eles tinham uma visão realmente interessante e empolgante de Matrix como um todo. Na prática, porém, eles falharam em implementá-lo com estilo e respeito por seus próprios esforços e, infelizmente, isso permanece como uma impressão final. O pequeno trailer de Revolutions, no entanto, parece seguir o mesmo caminho e – aparentemente – teremos outro caso de trilogia … 1/3: uma trilogia cujo primeiro filme, como O Poderoso Chefão e (quase certamente) o Senhor de os anéis, serão os melhores. É uma pena. Pena. Uma pena para os irmãos Wackowski, que convenceram a todos – inclusive a nós – de que eles tinham uma visão realmente interessante e empolgante de Matrix como um todo. Na prática, porém, eles falharam em implementá-lo com estilo e respeito por seus próprios esforços e, infelizmente, isso permanece como uma impressão final. O pequeno trailer de Revolutions, não, parece seguir o mesmo caminho e – aparentemente – teremos outro caso de trilogia … 1/3: uma trilogia cujo primeiro filme, como O Poderoso Chefão e (quase certamente) o Senhor de os anéis, serão os melhores. É uma pena. Pena. Uma pena para os irmãos Wackowski, que convenceram a todos – inclusive a nós – de que eles tinham uma visão realmente interessante e empolgante de Matrix como um todo. Na prática, porém, eles falharam em implementá-lo com estilo e respeito por seus próprios esforços e, infelizmente, isso permanece como uma impressão final. O pequeno trailer de Revolutions, no entanto, parece seguir o mesmo caminho e – aparentemente – teremos outro caso de trilogia … 1/3: uma trilogia cujo primeiro filme, como O Poderoso Chefão e (quase certamente) o Senhor de os anéis, serão os melhores. É uma pena. Na prática, porém, eles falharam em implementá-lo com estilo e respeito por seus próprios esforços e, infelizmente, isso permanece como uma impressão final. O pequeno trailer de Revolutions, no entanto, parece seguir o mesmo caminho e – aparentemente – teremos outro caso de trilogia … 1/3: uma trilogia cujo primeiro filme, como O Poderoso Chefão e (quase certamente) o Senhor de os anéis, serão os melhores. É uma pena. Na prática, porém, eles falharam em implementá-lo com estilo e respeito por seus próprios esforços e, infelizmente, isso permanece como uma impressão final. O pequeno trailer de Revolutions, no entanto, parece seguir o mesmo caminho e – aparentemente – teremos outro caso de trilogia … 1/3: uma trilogia cujo primeiro filme, como O Poderoso Chefão e (quase certamente) o Senhor de os anéis, serão os melhores. É uma pena.

 

Site: Site oficial da Warner para The Matrix

Título: The Matrix: Reloaed
Produção: Warner Disponível
: Village Roadshow
Dirigido por: Wackowski Brothers
Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie Ann Moss, Hugo, Monica Bellucci , Jada Pinket Smith
Duração: 138 minutos

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Cristiane Silveira

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